quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

21 de Janeiro - Vencendo a Ansiedade

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?" (Mt 6.25-30).
Ansiedade é considerado pela ciência como o mal do século. A sensação de incômodo por alguma coisa que falta na hora ou temor por aquilo que pode acontecer. Os estudos comprovam que os principais sintomas são fadiga, insônia, falta de ar ou sensanção de sufoco, picadas nas mãos e nos pés, confusão, instabilidade ou sensação de desmaio, dores no peito e palpitações, afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas, boca seca, contrações ou tremores incontroláveis, tensão muscular, dores, necessidade urgente de defecar ou urinar, dificuldade em engolir, sensação de ter um "nó" na garganta, dificuldades para relaxar, dificuldades para dormir, leve tontura ou vertigem e vômitos incontroláveis. O caso é sério... mas tem jeito.
No hospital onde Jesus, a solução é muito simples. "Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir"

Nenhum comentário:

Postar um comentário